Secretaria Municipal da Cultura
Criada em 12 de abril de 1984 pela Lei nº 4.465.
Teve sua organização administrativa implementada em 19 de fevereiro de 1999 pela Lei Complementar nº 826, de 22 de janeiro de 1999. Está dividida em três Departamentos:

1- Gabinete do Secretário Municipal da Cultura (funcionários)
Secretário da Cultura - Valdemar Corauci Sobrinho
Assistente do Secretário - Cristiane Framartino Bezerra
Secretária de Gabinete - Ruth Mara Maciel Gaiotto
O Gabinete do Secretário da Cultura é o órgão da  Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto que aprova e disciplina as  ações culturais, em conformidade com a Política Municipal de Cultura.

1.1 São ligados ao Gabinete do Secretário:
1.1.1
- CONPPAC - Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural. Informações
Presidente: Antonio Gilberto Pinhata
1.1.2 - Conselho Municipal de Cultura. Informações
Presidente: Rosa Maria B. Cosenza de Oliveira
1.1.3 - Fundação Dom Pedro II. Informações
Presidente: Mariana Jábali
1.1.4 - Fundação Instituto do Livro. Informações
Superintendente: Edwaldo Eugenio Arantes

2 - Departamento de Atividades Culturais e Eventos - (funcionários)
Diretora de Atividades Culturais e Eventos - Mariangela  Quartim
Secretária: Maria Dalva Neres da Silva
Vinculado ao Gabinete do Secretário Municipal da Cultura o DACE articula e organiza as ações culturais na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, em conformidade com a Política Municipal de Cultura - estabelecida na Conferência Municipal de Cultura - e o Plano MUnicipal de Cultura. Tem por finalidade apoiar e estimular a realização de atividades e/ou eventos no MunicÍpio, podendo também prestar serviços de consultoria à comunidade.
O DACE busca também criar condições permanentes para se efetivarem eventos e atividades, nas diversas áreas do conhecimento e nas múltiplas expressões culturais e turísticas, e constitui-se em organismo legítimo para qualificar, assessorar, acompanhar e avaliar a sua realização, em conjunto com o Departamento Administrativo, com o objetivo de torná-los cada vez melhor qualificados.

2.1 Núcleo Planejamento e Projetos
: (funcionários)
- Suporte de Comunicação e Divulgação: Fernando Pádua
- Suporte Administrativo: Lucilene Greghi Sardinha
- Suporte de Infra-estrutura: Simara Cauchick
- Suporte de Marco Legal: Washington B. Barbosa Júnior

2.2 Núcleo de Atividades e Eventos: (funcionários)
-
Coordenadoria de Música: Ana Beatriz Mestriner ”Bia Mestriner”
- Coordenadoria de Teatro: Antonio Gilson Balzacchi Brigagão, Élcio Bueno
- Coordenadoria de Dança: Maria Conceição Polezi Martins
- Coordenadoria de Cultura de Imigração e Negra: Cecília Velludo Garcia Leal
- Coordenadoria de Cultura Popular: Patrícia M. Rotger Delfini Sabino Oliveira e Neusa Maria Armarolli

2.3 - Núcleo de Patrimônio e Memória - (funcionários)
-
Coordenadora de Patrimônio: Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa
- Coordenador do Arquivo Público: Pedro Freitas
- Coordenador do MIS: Daniel Basso
- Coordenadora dos Museus: Maria Helena Ramos de Oliveira

2.4 - Núcleo de Formação Artística - (funcionários)
- Coordenadora de Formação Artística: Denísia Ap. dos Santos da Costa

2.5 - Núcleo de Artes Visuais - (funcionários)
- Coordenador de Artes Visuais - Nilton de Oliveira Campos

3 - Departamento Administrativo - (funcionários)
Diretor Administrativo - Paulo Muniz

3.1 - Núcleo de Gerenciamento de Pessoal (funcionários)
Coordenador de Gerenciamento de Pessoal - Wanderley Aparício Comachio
Atribuições:

3.2 - Núcleo de Gerenciamento Financeiro (funcionários)
Coordenador de Gerenciamento Financeiro - Anderson Limas Francisco